segunda-feira, 25 de março de 2013

O FANTASMA DA CANELITE

Ano passado, quem me acompanha por aqui há tempos sabe, tive essa maaaaaldita dessa canelite. E por isso hoje, faço a fisio preventiva. Amo correr, quase enlouqueci de ter ficado 6 meses sem a corrida, então, achei importante colocar esse artigo que o David escreveu para um site de esportes chamado 3Zone.

A maioria das pessoas, como eu disse num outro post, quer emagrecer, acha que a corrida seca, põem um tênis e saem correndo. Mas isso pode trazer uma série de lesões que te tiram do esporte por um bom tempo. Vale a leitura do artigo.


Canelite é o nome popular da fratura por estresse na tíbia, que é uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e músculos da tíbia, podendo se tornar fratura por estresse. É comum em atletas que praticam corrida, saltos e esportes de impacto.
A canelite nada mais é do que uma inflamação no periósteo (estrutura óssea), onde o osso se torna “inflamado”, que em uma fase mais crônica, quando nenhum tratamento foi feito, pode se tornar uma fratura por estresse.
As causas da canelite
- Pronação dos pés
- Prática de esportes em terreno muito rígido
- Uso de calçados inadequados
- Fatores genéticos
- Fraqueza muscular e falta de alongamento muscular
- Treinamento sem orientação
Como saber se você está com a chamada canelite
- Primeiro nos sintomas de dor. Procure um profissional, um médico ortopedista especialista
- Quando a dor se torna incapacitante
- Dor ao toque na região, a canela fica mais sensível ao simples toque do dedo
- Dificuldade em caminhar
- Dor após os treinos
É de extrema importância comunicar seu treinador quando estas dores aparecerem, Uma vez que a inflamação/canelite se torne uma fratura por estresse, o tratamento se complica. Você precisará parar de treinar e em alguns casos utilizar uma bota/robofoot para não mexer os pés e os músculos da região e assim também diminuir o impacto para iniciar o tratamento.
Tratamento
- Conservador, ou seja, fisioterapia e medicamentoso (quando orientado por um médico); Repouso relativo, dando preferência a exercícios sem impacto (como bicicleta ergométrica), para manutenção do condicionamento físico
- Exercícios de alongamentos para os músculos da panturrilha; À medida que os sintomas vão regredindo, incluir os exercícios de fortalecimento geral para musculatura da perna (panturrilha, tibial anterior, posterior, fibulares)
- Correção do tipo de pisada do pé, com uso de tênis específico
- Retorno gradativo ao esporte
- Exercícios de propriocepção
- 20 minutos de gelo de 3 a 4 vezes ao dia
- Bandagens funcionais – taping
___________________
* David Homsi é fisioterapeuta especializado em Fisioterapia Esportiva e Músculo Esquelética e da Equipe de Medicina Esportiva do Instituto Dr. Osmar de Oliveira. Sócio-proprietário da David Homsi Fisioterapia Esportiva e Coordenador do Curso de Pós-Graduação Fisioterapia Esportiva IBRAMED-SP. Escreve artigos sobre Qualidade de Vida, Prevenção de Lesões em diversas revistas e sites, além de ser congressista e palestrante em cursos e congressos




GENTE COMO A GENTE



Sabe o que eu mais amo nessas histórias que publico aqui? Que ninguém tem medo ou pudor de dar a cara pra bater. Conta as maluquices que fez, os tombos que tomou, o fundo do poço que precisou chegar para poder se enxergar e querer mudar. Mudar de verdade. É oque eu sempre digo: você já CONSEGUIU a partir do momento que DECIDIU mudar. A história da Janaina é para inspirar muita gente que vive deixando pra próxima segunda, que espera passar a festinha de criança, o casamento, a balada do final-de-semana, pra começar a reeducação alimentar. Pura inspiração essa história!

"Primeiramente quero dizer que é com grande felicidade que venho repassar a vocês tudo que eu fiz, e o que realmente deu certo.

Mas antes vou resumir um pouco a minha história(que acredito que se pareça com a grande maioria): sempre fui uma criança gordinha,desde os 5 anos na luta com dietas mirabolantes, já passei por nutróloga, endócrino, spa, enfim..todos os recursos que estão sempre ao nosso alcance..e até certo ponto eu conseguia algum resultado, mas logo voltava tudoe eu não conseguia me manter por muito tempo.

Foi quando cheguei a casa dos 90kg, e aípra mim, foi o fim do poço.Tive que dar um basta e finalmente resolvi escutar oque sempre me falavam, a receita do sucesso:

Reeducação+academia+acompanhamentonutricional+ PACIÊNCIA,muita paciência!!!!!!!

Comecei com uma nutricionista, DraMarília Luiza Leal (Goiania), e isso me permitiu um acompanhamento de verdade.Outro diferencial era que além de me pesar, ela tirava medidas, percentual de gordura, enfim…Eu tinha um acompanhamento detalhadíssimo de cada kg/cm/%perdido (estava cansada de médicos que só me pesavam, passavam remédio- daqueles que deixam a gente um zumbi- e nem olhavam na minha cara,rs). E assim comecei, primeiro de 15 em 15 dias, depois 1x por mês, os retornos com a nutri.

Esse acompanhamento foi extremamente importante, porque por diversas vezes, eu me consultei e na balança, não tinha perdido nadinha, mas na verdade havia substituído o % de massa gorda por magra. Lembrando também que na mesma época comecei o spinning, 5x na semana, 1 horinha por dia..só..MAIS NADA!!

DICAS IMPORTANTES QUE ACHO IMPORTANTE COMPARTILHAR:

-Estabeleça metas pequenas (de 5 em 5kg por exemplo) para que você não desista logo de cara do seu objetivo- o meu por exemplo, era perder 25kg. Se eu focasse somente neles perderia a motivação rapidinho porque iria demorar muuuuuuito...mas não, eu a cada 5, me sentiavitoriosa, como se estivesse passado para a próxima fase,rs...

-Beba MUIIIIIIIIIIIIIIITA água

- Tire fotos de biquini a cada mês(frente/lado/costas) para que você acompanhe a sua evolução;

-Evite bebidas alcoolicas(nos primeiros meses eu me "isolei" um pouco para conseguir resistir à tentação, e acabou que me acostumei..hoje em dia bebo no máximo umas 2,3x por mês-o alcool é um veneno pro organismo,sem contar que vira açúcar puroooooooo);

-Não acumule vontades,se tiver com desejo de comer algo COMA(com moderação),maaaaaaaaaaaaas recompense fazendo um extra de atividade física!!!!!!!

-Não fique mais de 3 horas sem comer(o metabolismo entende que não terá fonte de energia tão cedo e começa a estocar gordura para transformar em energia,desacelerando a queima da mesma)

-DOCES-se tiver vontade,prefira os de frutas(goiaba,mamão,figo...) Balinhas JAMAISSSSSSSSS...além de altamente calóricas, uma só não é o suficiente,acabamos comendo 3,4..e aí teria sido melhor se você tivesse optado por um docinho mesmo... 

-NÃO cortem os temidos CARBOIDRATOS, apenas substitua o pão,arroz,macarrão e etc NORMAL pelos INTEGRAIS...você se sentirá saciada por muuuuuuuuitomais tempo,além de ser saudável e fazer parte de uma alimentação equilibrada...nenhum mortal(normal) aguentará viver sem eles pro resto davida,e depois que você voltar a ingerí-los ganhará peso mais facilmente...

- Faça REEDUCAÇÃO ALIMENTAR,não DIETA...nada de passar fome,ficar amarela,seguir dietas malucas....mas pq?oq acontece?simplesmente pq vcs emagrecerão rápido porém perderão muita massa muscular, além de não conseguir segui-la por muito tempo,chutarão o balde, comerão meio mundo e ficarão frustradas novamente! 

- TEMPO e BALANÇA-esqueçam esses dois nomes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Quado ficamos obcecadas com eles nossa ANSIEDADE triplicaaaaa..emagrecer com eficiência requer tempo,paciência...ou por acaso vocês ganharam 10,20kg em 2 meses?Por que acham que vão perdê-los em menos tempo?? Quanto a balança ela pode ser injusta,especialmente pra quem faz musculação+aeróbico...não sair do lugar ou até "ENGORDAR" pode dizer outras coisas...como: aumento de músculo,perda de gordura..enfim..façam um acompanhamento detalhado com um profissional da área...

- Tenha com quem COMPARTILHAR essa reeducação-uma amiga,colega de trabalho,alguém de família,namorado,marido...é muito importante ter com quem dividir nossos deslizes,melhor ainda se tiver alguém disposto a embarcar nessa com você...

- Essa última e mais importante eu vou compartilhar com vocês, e que me desculpem aqueles que não acreditam/confiam etc em Deus...Mas eu desde o início e até hoje sempre pedi a Deus que me desse força de vontade,paciencia,persistência,diminuísse minha ansiedade,enfim..entreguei a ele tudo e tenho certeza de que graças a ele eu consegui!!!

Bom.."resumindo", é isso...espero que eu tenha ajudado de alguma forma, e o que precisarem podem contar comigo, quero muito poder ajudar e incentivar as pessoas a buscar uma vida mais saudável!!!!!!!

Altura: 1m65
Peso Antigo: 90kg – 37% de gorduracorporal
Peso Atual: 67kg – 20% de gorduracorporal "

  
Ig: @janaina_pimenta)