quarta-feira, 15 de maio de 2013

ALGUNS PONTOS IMPORTANTES







Há mais ou menos 2 semanas, um amigo nosso que treina na nossa academia, sofreu um infarto pedalando na Ciclovia da Marginal Pinheiros. Quarenta e oito anos, atleta de alta performance, fez o Race Across America, malha todos os dias, alimentação balanceada. Por sorte - e, segundo os médicos, pela ótima condição física dele - não aconteceu o pior. Ele fez o cateterismo, já saiu do hospital, mas conversando hoje com ele, percebi que fazemos muita coisa errada.

O médico explicou a ele que o motivo do infarto foi over training, poucas horas de sono muito stress. Ele, assim como a maioria de nós, tem seus compromissos, o trabalho é estressante, tem dois filhos, acordava todos os dias as 5 da manhã pra ir pra academia. Brigava quando a avaliação médica dele estava vencida e o barravam na catraca. Tinha feito o último check up há mais de 1 ano, estava "sem tempo"para fazer outro.

Eu não estou dizendo aqui que não devemos acordar cedo pra ir treinar. Muitas pessoas, assim como eu, só tem essa hora pra ir pra academia. Mas, será que não podemos otimizar nosso tempo a noite para dormir mais cedo? Não podemos melhorar nossa qualidade do sono? O que tanto fazemos até meia-noite? Esse episódio com ele me fez pensar numa série de coisas:


  • Eu não faço uso de termogênicos mais. Já usei muuuuita coisa, posso até fazer um post sobre isso, porque sou prova viva. E também tenho uma prova dentro da minha casa, do quanto isso pode fazer mal. O Fábio teve um pico de pressão por causa de um termogênico e desde então, abolimos das nossas vidas. O que ele faz? Te dá uma sensação de "poder" maravilhosa quando você na verdade está morto! Você acorda cansado, de horas mal dormidas, toma um negócio desses e sai pra correr, por exemplo. Se acha o rei da cocada preta porque fez um super treino, quando na verdade isso está mascarado. Nos check ups que faço, o cardiologista sempre pede a dosagem de CPK - que é uma enzima que desempenha um importante papel regulador no metabolismo dos tecidos contráteis. Seu nível elevado pode ser indicativo de lesões na musculatura esquelética ou de infarto agudo do miocárdio ( leia mais sobre a CPK aqui )

  • Horas de sono: antes da Duda nascer, nós acordávamos nesse horário que vocês me vêem acordar todos os dias, mas dormíamos às 22. Claro que nos primeiro 5 meses, em que ela não dormia a noite toda, o sono era um terror. Mas hoje, ela dorme às 20 e acorda às 7. E por que não conseguimos dormir às 22? No máximo às 22:30? Porque ficamos na internet, porque vemos novela, porque às vezes, enrolamos mesmo. Claro que você não pode ser tão xiita, mas dependendo do seu objetivo de treino, você PRECISA dessas horas de sono. Meu treinador esses dias, me mostrou um artigo de um estudo feito com maratonistas como eu, que não são da categoria pro, onde eles avaliaram a imunidade no ciclo de treino e após a maratona onde o esforço é enorme. O nível de imunidade desses atletas pode ser comparado ao de um paciente HIV positivo. Não é pra pensar?!


  • Avaliação cardiológica periódica: gente, isso é uma coisa básica. Eu sempre falo que definitivamente não acredito que um treinador possa iniciar um trabalho com uma pessoa sem, no mínimo pedir esses exames. Isso é o básico. É uma segurança pro treinador e pra quem vai ser treinado! É num exame desses que você descobre se está apto ou não. E olha que mesmo estando apto, dependendo da intensidade, você pode passar por uma dessas que meu amigo passou. Não queira "matar"a recepcionista da sua academia quando seu exame está vencido e ela não te deixa entrar! E não peça um atestado pra um médico conhecido, só porque está com preguiça de ir fazer um check up.

  • Nutricionista: você não precisa gastar milhões com óculos, roupas, relógios pra corrida. Mas precisa saber que um acompanhamento nutricional faz uma super diferença no seu rendimento. Redes Sociais são ótimas pra aprender receitas, pra trocar informações. Mas, não façam delas seu nutri. Quem faz faculdade de Nutrição estuda pra isso! Tem o conhecimento pra te ajudar nos seus objetivos. Você pode ler? Pode. O Google está cheio de informações, mas não ache que o acompanhamento com o nutri é jogar dinheiro fora. Não é. Não tome suplementos sem consultar um. Entrar numa loja e comprar tudo o que vê pela frente ( e sim, já fiz muito isso!), é fácil. Mas o que eles querem é vender. o que é bom pro seu amigo, pode não se adequar a você, pense nisso!

  • Vida saudável é um estilo de vida. O corpo lindo vem como consequência disso tudo. É  um conjunto de persistência, de meeeeeeses de treinamento, de alimentação saudável, de noites bem dormidas. Vida saudável é estar bem consigo mesmo, é ser feliz também. É cuidar inclusive do espírito de alguma forma. De que adianta você ter o corpo mais sarado do Braseww, se não cuida do que tem dentro? Nós não somos só a casca, pelo menos é assim que eu penso! É saber equilibrar todos os campos e, se precisar deixar algum "prato" cair, escolha o menos importante e deixe-o cair, nem que seja por um tempo!

  • Não queira ser o outro. Eu vejo taaaaanto isso nas redes sociais! Você precisa emagrecer? Ok. Mas não faça isso pelo outro, não faça pensando que quer ser como o outro. Tenha inspirações, isso é saudável. Admire quem está melhor que você. Mas deixe que isso vire uma neura. Nós brincamos no Instagram, no Facebook, pra que o caminho seja mais leve! Essa é a intenção! Mas cole uma foto sua gordinho na porta da geladeira, pra você lembrar que não quer mais ser assim. Fazendo isso, você nem percebe, mas sua inspiração maior está sendo você mesmo! E é daí que vem a força maior pra continuar!
Não vale a pena parar pra pensar?