segunda-feira, 27 de maio de 2013

GENTE COMO A GENTE "BRASILEIRA SAUDÁVEL"



Essa é a @brasileira saudavel e sua filha dentro da saia que ela usava quando iniciou a RA

Esse gente como a gente pra mim, é muito especial. Eu conheci a @brasileirasaudavel pelo Ig, ela me acompanha desde que eu tinha umas 300 seguidoras. Ela sempre foi daquelas seguidoras participativas, sabe? Que comenta tudo, que curte, acabamos ficando "amigas de Instagram". Eu me lembro que no início, eu me perguntava: "Mas por que será que ela só posta fotos de comidas, das refeições, do amanhecer em Fortaleza (cidade que mora no meu coração!) e não posta dela?". 

Um dia, qual não foi a minha surpresa, ao abrir minha caixa de entrada e me deparar com um email, de um nome desconhecido, com o seguinte título: Você merece me conhecer. E veio com uma carta linda, a explicação do porquê não mostrar o rosto e uma foto dela. No depoimento dela ela explica porque ainda não quer mostrar o rosto. Mas acreditem em mim, ela existe (kkkkk) e é linda!!!! E quando ela me disse que eu poderia publicar a história dela antes dela mesma se mostrar no insta dela, fiquei feliz demais.

Essa não é uma história de estética. É uma história de busca pela saúde, de uma das pessoas mais disciplinadas e determinadas que conheci aqui, além de ser super atenciosa e querida.

O percentual de gordura inicial dela era de 59,49%. Já se foram 19,5kg. Ela não pode correr, só pode caminhar e fazer pilates. E está conseguindo. A prova disso, é que ela passou, aliás, está passando por um problema de saúde com a mãe, que poderia desestabilizá-la totalmente, mas não foi isso que aconteceu. Por isso que eu digo que o Instagram é uma arma poderosa de motivação de pessoas. Às vezes, ali, encontramos o que as pessoas "reais" e próximas a nós não nos dão.

"Por incrivel que pareça este era o meu presente para a Sexta-feira que o meu Instagram sumiu. Adiamos um pouco pelo acontecido.

Quando criança não era muito gordinha, mas lembro de uma foto do meu aniversario de 11 anos (já era gordinha antes) bem Balofa... kkkkkk. Esta me marcou muito, pois era começo de adolescência e um momento que a gordura começa a afetar nossas vidas. Desde então venho brigando com a balança.

Fui sanfona por muito tempo. Emagrecia e relaxava. Quando resolvia emagrecer fechava a boca e malhava como se não houvesse amanhã. Nunca corri, por que não conseguia, mas era o meu sonho. Acabou que há uns 4 anos atras comecei a sentir fortes dores na coluna que irradiava para a perna. Demorou para ser diagnosticado. Muito desgaste e hérnias na lombar. Sofri muito. Tomei muito corticoide, chorei muito e fiquei muito tempo de cama (tudo muito rssss.....) afogando as mágoas na comida. Ficava muito abalada (depressiva) em não poder passar 5 minutos sentada, não achar uma posição para dormir. Fui em um médico que me indicou cirurgia. Corri de lá. Colocar pino, prótese etc. Outro médico me deu outra opção. Fiz duas rizotomias e minha vida melhorou muito.

Hoje minha hérnias diminuíram, mas o desgaste das vertebras  é bastante. Ano passado cheguei a pesar 92kg. O auge do auge. Tinha até pensado  em desistir de lutar contra a balança. Toda segunda tentava iniciar uma dieta, mas era em vão. Não durava nada. Como não podia treinar pesado, me desanimava muito. Por isso que, quando vejo pessoas correndo acima do peso ou passando o dia na academia, tenho vontade de contar o meu sofrimento e lembrar que existe amanhã. Temos que cuidar muito das nossas articulações. A nossa morada vale ouro e só temos uma. Vale refletir!

Sempre gostei muito de academia e de esportes de modo geral. Já mergulhei e fiz wind. O wind fiz menos tempo, pois o joelho e a coluna doeram um pouco. O mergulho amava. Fiz até curso de mergulho noturno, mas para mergulhar em Fortaleza é tudo tão dificil que faz muito tempo que não pratico.

Queria muito emagrecer. Os exercicios sempre me ajudavam muito, pois fazia a interligação entre exercicios e dieta. O grande problema é que eu colocava na cabeça que apenas musculação, treinamento funcional ou corrida emagrecia. Como não podia, também não levava a sério a dieta.
Fui na nutricionista @anacristinawolf em novembro , mas não consegui seguir. Somente criei vergonha na cara no dia 01/01/2013. Tive a ajuda de uma amiga que é coach. Fiz algumas sessões que me incentivaram bastante. Ela me fez entender as minhas limitações e ver com outros olhos a caminhada e o pilates, além de me encorajar a lutar pelos meus sonhos.

Comecei a caminhar e resolvi andar de bicicleta. A coluna não aguentou. As dores voltaram e resolvi iniciar o Pilates no dia 16/01 e uma semana depois comecei a caminhar.Nunca imaginei que a caminhada e o pilates pudessem me ajudar tanto. Achava que apenas se corresse e fizesse musculação/treinamento funcional teria resultados.  Comecei a seguir você (@blogdadebs), @gabrielapugliesi, @carolbuffara e @blogdamimis,  e me incentivei mais ainda. Resolvi não quebrar e nem ter direito a refeição lixo. Criei o meu IG escondida e até hoje, quase ninguém do meu ciclo de amizade sabe da existência. A partir desses IG conhecí vários outros que me incentivaram e continuam me incentivando. O seu é um dos que mais amo (você participa da minha vida) !!!!!

 O IG começou como um modo de me ajudar nesta nova vida. E como ajudou! Cada curtida, cada pessoas nova que veio me seguir, cada comentário fizeram a diferença. Você sabe o quanto é gratificante escutar uma pessoa que você nem conhece falar que você mudou a vida dela. É sensacional! Uma coisa muito importante que aprendi depois de 36 anos (para alguns pode ser besteira, mas para mim fez toda a diferença) é que não devemos fazer dieta, mas mudar o estilo de vida. Fazer reeducação alimentar para o resto da vida. Eu sempre que emagrecia voltava a comer de tudo, relaxava nos exercícios e voltava a engordar. Sem falar nas sibrutaminas e outros remédios para emagrecer que nem lembro mais. Uma pessoa me disse que desta vez foi a vez que me achou mais saudável. Nas outras vezes me achava com cara de doente.

A satisfação de conseguir achar uma roupa que caiba em mim é fora do comum. Quem nunca saiu para comprar uma roupa e voltou para casa sem nada? Tudo ficava feio e não cabia. As ultimas roupas que tinha comprado eram tamanho 18 ou 16 (EUA). Somente tenho este parâmetro pela numeração americana, pois era muito dificil encontrar roupa por aqui que coubesse. Ontem (25/05) uma amiga chegou dos EUA e trouxe um vestido tamanho 10 para mim. Vesti e ficou lindo! Vocês precisavam ver a minha cara de alegria.

Não vou dizer que foi fácil, mas não foi impossível. Resolvi mostrar a minha evolução para que as pessoas se incentivem ainda mais.

Porque você não mostra o rosto @brasileirasaudavel ? Ainda não estou preparada. Podia ate ser que eu mostrasse o rosto e não tivesse mais coragem de postar estas fotos que vocês estão vendo. Tenho outras de 1 mês e ½ depois que comecei a fazer a dieta. Ainda não tive coragem de mostrar. Sou timida! Ademais, aconteceu um fato que me marcou muito quando tinha mais ou menos 2 meses de RA e pouco tempo de IG. A minha nutri é muito cheia. Tinha uma prima que queria muito uma consulta e não consegui. Ela não mora em Fortaleza e veio me visitar. Consegui que uma ex-nutricionista a visse. Na consulta, eu muito satisfeita porque tinha emagrecido. Estava pensando em apresentar meu IG  quando ela disse: a fulana (EU) tem muita facilidade de emagrecer, mas acaba engordando de novo. Ela disse uma realidade. Nunca escondi de ninguém que sempre fui sanfona. Ela não disse com maldade, mas eu não gostei de ouvir. Foi dificil. Prefiro continuar no anonimato. Não sei por quanto tempo, pois sei que já estou com um pouco de vontade de mostrar meu rosto, como muitas já fizeram. Isso não quer dizer que não possa conhecer quem vinher na minha cidade ou quem mora em Fortaleza. Adoraria ter uma companheira para caminhar na madrugada. Já conheço algumas pessoas pessoalmente.

Precisamos ter em mente que passamos muitos anos comendo errado e sem fazer exercícios. Não podemos querer que do dia para a noite as gorduras saiam e cheguem músculos. No meu caso judiei demais com o meu corpo. Muita gordura localizada e muita celulite. Não adianta querer que por um milagre apareça a barriga da Debs e as pernas da Sabrina Sato. A barriga da para dar uma melhorada grande, mas as pernas (apesar da melhora ter sido fora do comum) tenho minhas duvidas kkkkkkkk.... Precisava de muita musculação e estou proibida de malhar pesado (no fundo tenho uma esperança de poder um dia, mesmo sabendo que as condições dizem o contrário). Por isso que penso naquelas pessoas que não possuem nenhuma limitação e podem usufruir (com precaução) desta gama de exercícios que muito ajudam na busca daquele tão sonhado corpo. 

Ademais, o que é preciso ter em mente que não é apenas um corpo bonito que se procura, mas a saúde em primeiro lugar. Vamos diminuir as comidas gordurosas e com açucar. Sei que é muito dificil, mas com o tempo, além de procurarmos diet e light, começaremos a procurar qualidade. Tem muito lixo light e diet, mas acho que o fato de tirar o açucar e a gordura já é muito bom. Não adianta sair criticando quem come X ou Y na sua Reeducação alimentar. Cada um faz como pode e quer. É muito triste criticas. Queremos criticas construtivas. Não vai ajudar, evita fazer comentarios desnecessários.
Não é brincadeira como a má alimentação ou o sedentarismo tem feito estrago na vida das pessoas. Antes da cirurgia da minha mãe, foram 4 fígados de pessoas jovens descartados. Tenho mais duas pessoas da minha família (um de 19 e uma de 30) que precisam se cuidar. Pior que santo de casa não faz milagre... Um dia eu consigo. 

Ja foram 19,5kg eliminados. Minha nutri esta muito orgulhosa. Ela disse que fui a mais disciplinada paciente que ela já teve (os outros não precisam ficar com inveja). Ademais, fiquei passada com a afirmação de que apesar do meu peso ser 90kg (quando comecei), a porcentagem de gordura era muito alta, ou seja, 59,49 %. Com estes dados, ela disse eu poderia ter feito redução de estômago, pois estava além da morbidade. A ultima avaliação nutricional que fiz foi no dia 22/04/2013. Estava pesando 75kg. Tinha eliminado 28,54kg de gordura e tinha ganho 15,45 kg de massa magra. Em todas as avaliações a perda foi proporcional. Olhem que tenho 36 anos, logo não adianta ficar reclamando que passou dos 30. É possivel emagrecer, também depois dos 40, pois tenho um exemplo em casa de uma pessoa que também esta conseguindo emagrecer.

Assim, espero que muitas outras pessoas acreditem no seu potencial e mudem o estilo de vida. Tudo é possível. Basta determinação, foco e disciplina. Lembrem-se sempre que o amanhã dependo do seu hoje. Você colhe o que planta.

Obrigado a todos pelo voto de confiança e espero que mais e mais pessoas se incentivem e continuem me incentivando. O IG faz a diferença na minha vida. Sou muito grata por cada seguidor, cada curtida, cada nova amizade, cada mensagem linda que recebo  e principalmente por saber que de algum modo tenho ajudado muitas pessoas. 

Beijos,
@brasileirasaudavel"



Foto tirada semana passada

Foto tirada semana passada

Foto tirada semana passada